PROCEDIMENTOS

Laser de argônio

O procedimento de laser de argônio ou fotocoagulação a laser consiste na aplicação do laser para a destruição de estruturas intraoculares problemáticas como vasos sanguíneos anormais ou tumores.

Este procedimento é indicado para situações de retinopatia diabética, membrana neovascular subretiniana, lesões que podem levar ao descolamento da retina, oclusões vasculares, tumores da retina entre outros.

Cirurgia de retina & vítreo

Este procedimento consiste na injeção de gás ou de uma camada de óleo de silicone no interior dos olhos, a fim de manter a retina firme, evitando o seu descolamento.

Este procedimento se faz necessário em casos de descolamento da retina, turvação vítrea acentuada, retinopatia diabética, sangramento intraocular, alterações da mácula entre outros.

Cirurgia a laser

A cirurgia a laser ou cirurgia refrativa é um procedimento voltado à correção de problemas oculares de natureza refrativa, como a miopia, astigmatismo e a hipermetropia. O procedimento consiste na utilização de laser ultravioleta para remodelar a superfície corneana.

A cirurgia pode ser feita por dois métodos, o PRK ou o LASIK. No PRK o laser é inserido diretamente na superfície da córnea, enquanto que o LASIK age nas camadas internas.

Cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é o único método de tratamento da doença, porém não são em todos os casos que a sua realização é necessária, somente quando a qualidade de vida do paciente passa a ser prejudicada.

O método mais indicado para a realização do procedimento é a facoemulsificação, onde se permite a extração da catarata através de ultrassons. Neste método, não há a necessidade da abertura da córnea, a tornando um processo menos invasivo que os métodos tradicionais.

A cirurgia de catarata dura cerca de 10 minutos e a anestesia é feita por meio de colírios. No pós-operatório é importante se tomar alguns cuidados e seguir rigidamente as recomendações do médico responsável, entre as principais indicações está a utilização de colírios, mediante prescrição do médico e o repouso nas primeiras 12 horas pós-cirurgia.

Cirurgia de glaucoma

A cirurgia de glaucoma tem como função diminuir a produção de humor aquoso e aumentar o fluxo de drenagem de modo a reduzir ou estabilizar a pressão intraocular.

Uma das opções de cirurgia é a trabeculoplastia que consiste na utilização de laser na realização de pequenos furos na malha trabecular, fazendo o escoamento do humor aquoso. Também pode se realizar a cirurgia de iridotomia a laser onde se cria uma pequena abertura periférica na íris para que o líquido passe livremente entre a câmara posterior e a câmera anterior.

Outra opção de cirurgia é a convencional, denominada de trabeculectomia, que em grande parte dos casos é realizada sob anestesia local, criando-se um pequeno canal de drenagem do humor aquoso na parte branca do olho.

No pós-operatório da cirurgia deve-se evitar esforços e atividades físicas de grande intensidade, além da utilização de colírios receitados pelo médico responsável para a complementação do tratamento.

Transplante de córnea

O transplante de córnea consiste na substituição de uma córnea lesionada por uma outra de um doador, podendo ser um transplante completo (ceratoplastia penetrante) ou parcial (ceratoplastia lamelar).

No pós-operatório é fundamental por parte do paciente a tomada de certos cuidados para que a recuperação seja o mais adequada possível, como a ingestão correta de todos os medicamentos prescritos pelo oftalmologista, além de manter-se em repouso por pelo menos 4 semanas.

Adaptação de lentes de contato

A utilização das lentes de contato é um dos métodos de correção ocular mais usados em pacientes de todo o mundo e são ideais para aqueles que praticam esportes ou simplesmente não se adaptam a utilização dos óculos.

Para a adaptação das lentes é necessário a orientação de um médico oftalmologista para a indicação dos tipos de lentes mais adequados, a realização de testes de adaptação, instruções para o manuseio e limpeza, bem como uma consulta de retorno para verificar o sucesso da adaptação das lentes.

É extremamente importante ao usuário das lentes de contato manter as mãos sempre higienizadas no manuseio das lentes e no caso do uso de maquiagens sempre utilizar as que são a base de água.

Crosslinking

O Crosslinking é um procecedimento cirúrgico que tem por objetivo o aumento da estabilidade da córnea em pacientes que possuem ceratocone. Desta forma, é possível retardar e em alguns casos, interromper os danos causados pela doença, evitando prejuízos mais severos à visão e a necessidade de um futuro transplante da córnea.

implante de anel intraestromal

O Implante de anel intraestromal é um procedimento utilizado para a correção do Ceratocone. Esta técnica é recomendada em caso de doenças da córnea em que ocorre alteração de sua curvatura, como no ceratocone, na degeneração marginal pelúcida, ou em casos avançados que não é possível a correção com óculos ou com adaptação de lentes de contato especiais.

cirurgia de pterígio

A cirurgia de pterígio, também conhecida como exérese do pterígio é um procedimento utilizado para a remoção de uma membrana excedente na superfície do olho que causa desconforto, e em alguns casos, prejuízo a visão do paciente. O procedimento é recomendado a partir do momento que o paciente se sentir incomodado, ou quando começa a ter a qualidade de sua visão afetada.

CONTATO

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato direto conosco:

4 + 15 =

TELEFONE

(19) 3876-4542  |  (19) 3876-3545
(19) 3309-0195  |  (19) 3309-0218

WHATSAPP

(19) 98424-0175  |  (19) 99971-4952

ENDEREÇO

Av. Independência, 4206,
Residencial Flora, Vinhedo/SP

EMAIL

contato@iovi.com.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta - 7h às 21h
Sábados - 7h às 13h

REDES SOCIAIS

 

Responsável Técnico: Dr. Luis Fernando Pozzi - CRM 140.402
Todos os Direitos Reservados © IOVI - Instituto Oftalmológico de Vinhedo

Desenvolvido por: